Buscar
  • CS Grow

Sistemas de ventilação/exaustão (parte 2)

Atualizado: há 2 dias





Prezados Parceiros Growers,


Neste post falaremos sobre alguns equipamentos utilizados para exaustão/ventilação no Cultivo Indoor.


- Exaustores

São aparelhos utilizados para circulação do ar em ambientes fechados, realizando a renovação do ar e assim controlando a temperatura, umidade, odores e outros problemas ocasionados pela falta de circulação de ar. No cultivo indoor são responsáveis tanto pela entrada como saída de ar, sendo colocados em posições invertidas. Nas estufas, as entradas de ar se encontram na parte inferior e as saídas na superior.


Os exaustores mais utilizados em cultivo são os Axiais, mas também pode-se fazer uso dos Centrífugos. São encontrados em diferentes tamanhos e potências. Os mais utilizados no cultivo indoor têm o diâmetro de 100, 125, 150 e até mesmo 200 mm. Existem ainda maiores, utilizados para espaços muito grandes. Os exaustores Axiais podem ser normais ou turbo. O modelo turbo possui duas velocidades tendo uma chave para alterá-las. Também é possível tanto no turbo como no outro, a instalação de dimer para um melhor controle do fluxo de ar. Os exaustores são utilizados conforme sua vazão de ar, medida em metros cúbicos por hora (m³/h).


Para descobrir o exaustor ideal para seu cultivo, é possível fazer um cálculo e facilitar a busca. Inicialmente é preciso calcular o volume de seu espaço de cultivo multiplicando comprimento (C), largura (L) e altura (A) da área. Exemplo: uma estufa tem as medidas 1,2 x 1,2 x 2m (C x L x A), multiplicando estas medidas encontra-se o volume deste exemplo, 2,88m³. Teoricamente é necessário esgotar esta quantidade de ar no mínimo uma vez por minuto e isso depende também da eficiência da exaustão. Todo sistema de exaustão apresenta alguma ineficiência que reduz a quantidade de ar movimentada pelo Exaustor, sendo assim é necessário considerar uma força extra para compensar a movimentação deste ar. Em um sistema de ar eficiente, onde o ar após passar pelo Exaustor entra em uma linha curta e reta, multiplicamos o valor de m³ de seu espaço de cultivo por 2: 2,88m³ x 2 = 5,76m³. Em um sistema ineficiente de exaustão, onde o ar após passar pelo exaustor percorre longos caminhos, precisa girar ou fazer curvas acentuadas, multiplicamos o valor de m³ de seu espaço de cultivo por 3: 2,88m³ x 3 = 8,64m³.


Encontrados os valores para esgotar o ar do espaço de cultivo a cada minuto, para identificar o exaustor que supra esta necessidade, multiplica-se o volume descoberto também por 60 (minutos), pois a unidade de vazão dos exaustores é m³ por hora. Exemplo: 5,76m³ (exaustão eficiente) x 60 min = 345,60m³/h. Deve-se buscar portanto um Exaustor com no mínimo essa vazão de ar.


1º calcular volume (m³): comprimento x largura x altura = m³

2º calcular a compensação: eficiente (m³ x 2); ineficiente (m³ x 3)

3º calcular vazão por hora: eficiente (m³ x 2 x 60 = m³/h); ineficiente (m³ x 3 x 60 = m³/h)


Estes cálculos são feitos para a saída de ar. Para a entrada de ar pode-se utilizar um com menos vazão, mas que supra o volume de ar da estufa por minuto.


- Ventiladores

Aparelho conhecido por todos, utilizado para movimentar o ar dentro de um recinto, auxiliando assim a resfriar o ambiente. No cultivo indoor, o ventilador simula a brisa que a planta encontra em seu habitat natural, que além de ajudar a refrescar o ambiente, também fortalece o caule e dificulta o alojamento de insetos voadores. A preferência é por ventiladores móveis, pois muito vento direto na mesma planta pode causar deformidade nas folhas.


- Dutos

Têm a função de conduzir o ar de um ambiente para outro tanto para fora como para dentro de um ambiente fechado. Podem ser rígidos ou flexíveis e são encontrados nos mesmos diâmetros que os exaustores: 100, 125 e 150 mm.


- Filtro de Carvão Ativado

O carvão ativado tem capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

O filtro de carvão utilizado em cultivos indoor, é posto antes da passagem do ar pelo exaustor de saída, sendo os dois conectados diretamente ou por dutos aluminizados. Tem maior necessidade de uso na fase de floração, e sendo utilizado somente neste período, tem sua vida útil prolongada. Não são elétricos portanto não existe necessidade de energia. O filtro deve possuir o mesmo diâmetro que o exaustor utilizado.


- Ar Condicionado

Outro aparelho já conhecido por todos, tem como função condicionar o ar a temperatura desejada. São mais utilizados em cultivos indoor feitos em regiões mais quentes. Tem como ponto negativo o alto gasto de energia e manutenção.


- Umidificador /Desumidificador

Quando falamos em Sistemas de exaustão em cultivos devemos ter atenção também com a umidade além da temperatura. As plantas, através de suas folhas, liberam vapor de água no ar constantemente. Este processo é conhecido como transpiração, o que aumenta a umidade em área de cultivo, a menos que você consiga liberar o ar úmido. Em casos onde os exaustores não alcançam essa eficiência, é necessário fazer uso de desumidificadores que ajudam a retirar a umidade do ar. Em casos opostos, se faz uso de umidificadores.


- Injetores de CO2

Para utilizar injetores de CO2, é muito importante que seu espaço de cultivo esteja completamente selado, sem nenhum vazamento de ar, apenas seu sistema de exaustão. Os níveis de CO2 utilizados pelas plantas são perigosos aos seres humanos. O CO2 é um dos principais elementos para realização da fotossíntese, processo essencial para um bom desenvolvimento da planta.


- Refletores Dutados

São Refletores fechados com aberturas para conexão de dutos aluminizados, especialmente utilizados para lâmpadas de vapor (HDI). Com esses refletores você pode conter o calor emitido por essas lâmpadas, e junto com o Sistema de Exaustão rapidamente eliminar o ar aquecido do interior do refletor.

Pode-se integrar esses Refletores ao Sistema de Exaustão geral do cultivo, ou mesmo criar um Sistema de Exaustão exclusivo para a iluminação, dependendo da configuração da estufa.


No próximo post finalizaremos sobre este assunto com dicas de como configurar o sistema de ventilação/exaustão para melhor se ajustar ao seu cultivo e sobre a melhor temperatura e umidade para cada fase do cultivo, até lá!


CS Grow

256 visualizações

©2018 by CS Grow. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem,

layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da CS Comércio e Importação.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.

A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.

Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

A CS Grow se reserva o direito de corrigir qualquer possível erro de digitação ou gráfico e caso haja divergências entre

os valores ofertados nos e-mails promocionais e valores do site, prevalecem as informações do site.

Entregas

Trocas e Devoluções

Política de Privacidade

Segurança

Pagamentos

Siga-nos

  • CS Grow Cultivo Indoor - Instagram
  • CS Grow Cultivo Indoor -Pinterest
  • CS Grow Cultivo Indoor -Facebook

Sobre a CS Grow

A CS Grow é uma Importadora e Revenda especializada no mercado de Cultivo Indoor. Tem por compromisso e objetivo a satisfação plena de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, com os menores preços do mercado e excelência em atendimento, garantindo sempre o melhor custo benefício.

Mais que uma loja, CS Grow é seu Parceiro para o Cultivo Indoor.