Buscar
  • CS Grow

Iluminação e temporizador



Prezados Parceiros Growers,



Na continuação de nosso checklist, falaremos neste post sobre ‘Iluminação e temporizador’.


Para o completo desenvolvimento das plantas, é necessária a disponibilidade de 4 recursos: luz

(do sol ou artificiais, como veremos mais para frente), ar, água e nutrientes (orgânicos e minerais).


A necessidade da luz varia entre as plantas, umas necessitam de muita luz, outras de menos.

Resumidamente, as plantas utilizam a luz como fonte de energia, para produção do seu próprio alimento. A fotossíntese, que significa síntese da luz, transforma a luz mais outros elementos em energia química. Neste processo a planta captura gás carbônico (CO2) e água (H2O), utilizando a luz para a quebra da molécula de água, liberando oxigênio (O2) e hidrogênio (H), onde este último se une a molécula de gás carbônico formando a glicose (C6H12O6), que serve como energia, reserva de nutrientes e para própria formação e crescimento da planta.

A radiação solar recebida em nosso planeta, apresenta comprimento de onda que varia entre os

290 – 3000 nm, em média 40% dessa energia solar se encontra na faixa dos 380 – 780 nm, que é a luz visível e utilizada pelas plantas para realizar a fotossíntese. No cultivo indoor, este recurso pode ser substituído por luzes artificiais, utilizando principalmente lâmpadas fluorescentes, de vapor ou LEDs:


- Lâmpadas Frias, ou Fluorescentes, são uma alternativa de baixo custo e fáceis de encontrar.

Podem ser 110 ou 220 V, ligadas diretamente na tomada sem necessidade de reatores.

São encontradas em diversas potências, emitindo o espectro propício para a fase de vegetação.

Quanto maior a potência da lâmpada, melhor. Existe necessidade do uso de refletores para melhor direcionamento dos raios de luz e melhor aproveitamento da iluminação;


- Lâmpadas de Vapor, conhecidas também como Lâmpadas com Descarga de Alta Intensidade

(HID), são as mais utilizadas em cultivos indoor, apresentando um ótimo desempenho. São encontradas em lojas de cultivo indoor ou materiais de construção. São todas 220 V e têm

necessidade de reator para serem ligadas. Precisam também do uso de refletores, para melhor

direcionamento dos raios de luz e melhor aproveitamento da iluminação, podendo ser abertos ou dutados (fechados com conexão para dutos e para integração ao sistema de ventilação da estufa, ou criação do seu próprio). Estas lâmpadas são encontradas em diferentes potências, quanto maior melhor, sempre analisando a necessidade e o tamanho de seu ambiente. Não conseguirá por exemplo colocar 1000 W de HPS em uma estufa de 60x60x160 cm. Algumas desvantagens deste tipo de iluminação, é a geração de calor excessivo, tendo que fazer uso de um sistema de ventilação capaz de amenizar a alta temperatura, possui baixa durabilidade (visando sua eficiência) e gera grande consumo de energia elétrica. Para o cultivo indoor, são utilizadas 02 principais tipos de lâmpadas HID listadas abaixo:

  • Haleto Metálico (MH), também conhecida como vapor metálico, produz um espectro azulado, propício para a fase de vegetação da planta;

  • Lâmpada Vapor de Sódio de Alta Pressão (HPS), produz um espectro avermelhado, propício para a fase de floração da planta;


- LEDs, há alguns anos vêm sendo introduzidos na prática do cultivo indoor, como alternativa

mais econômica para iluminação. Ao contrário das lâmpadas de vapor que geram gastos elevados de energia, afetam o clima do cultivo, precisam de um grande numero de parafernálias para ligar e controlar sua temperatura, além de necessitar tomada 220 V. Os LEDs não geram calor excessivo, fazem uma economia maior de energia, possuem uma vida útil mais longa, não exigem nenhum equipamento a mais para seu funcionamento e são bivolt (110 V – 220 V). Alguns fabricantes possuem aparelhos Full Spectrum ou seja que emitem espectros de luz tanto para floração como para vegetação. Muitos acreditam que os LEDs são o futuro do cultivo indoor, onde em pouco anos suas lâmpadas e painéis evoluíram muito.


Outro ponto importante sobre iluminação a se comentar neste post é o fotoperíodo, que é o período de luz em um dia. Este período de luz varia no decorrer do ano, no verão os dias são mais longos que as noites, e no inverno ao contrário, noites mais longas que os dias. Com essa variação gradual durante o ano. O dia de início do verão é marcado pelo dia do solstício, ou seja, pelo dia com maior tempo de luz solar do ano. As plantas apresentam grande influência dessa mudança de tempo de luz solar e este é o motivo para algumas espécies de plantas só florescerem em determinadas épocas do ano. São classificadas em: Plantas de Dias Curtos, que só florescem quando o período do dia é mais curto que a noite; em Plantas de Dias Longos, que só florescem quando o período do dia é mais longo que a noite; e as Plantas Indiferentes, que florescem em qualquer época do ano, não dependendo do fotoperíodo.


No cultivo indoor, o fotoperíodo pode ser simulado com a utilização de um temporizador (timer), onde se programa os horários para ligar e desligar a iluminação das plantas. É imprescindível ressaltar que o período noturno é muito importante, principalmente na fase de floração.

Quando estiver no horário noturno do cultivo, deixar o máximo de escuro possível, sem influência de luzes externas e sem muita manipulação das plantas. Se for preciso entrar no cultivo neste período, utilizar lâmpadas de luz verde pois seus raios não são absorvidos pelas plantas.



Continuaremos nosso checklist no próximo post, até mais!



CS Grow


140 visualizações

©2018 by CS Grow. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem,

layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da CS Comércio e Importação.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.

A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.

Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

A CS Grow se reserva o direito de corrigir qualquer possível erro de digitação ou gráfico e caso haja divergências entre

os valores ofertados nos e-mails promocionais e valores do site, prevalecem as informações do site.

Entregas

Trocas e Devoluções

Política de Privacidade

Segurança

Pagamentos

Siga-nos

  • CS Grow Cultivo Indoor - Instagram
  • CS Grow Cultivo Indoor -Pinterest
  • CS Grow Cultivo Indoor -Facebook

Sobre a CS Grow

A CS Grow é uma Importadora e Revenda especializada no mercado de Cultivo Indoor. Tem por compromisso e objetivo a satisfação plena de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, com os menores preços do mercado e excelência em atendimento, garantindo sempre o melhor custo benefício.

Mais que uma loja, CS Grow é seu Parceiro para o Cultivo Indoor.