Buscar
  • CS Grow

Nutrientes e fertilizantes



Prezados Parceiros Growers,

Neste post continuaremos com o assunto nutrientes, falando de algumas de suas funções e sobre os fertilizantes encontrados no mercado.

Como já vimos anteriormente os nutrientes são divididos em Macronutrientes e Micronutrientes. Os macronutrientes ainda podem ser dividos em Primários (N-P-K) e Secundários (Ca-Mg-S).

Os nutrientes mais conhecidos são os 3 macronutrientes primários, pois são os que estão em destaque nos rótulos de fertilizantes, e por serem tratados como essenciais são ligados diretamente ao desenvolvimento e crescimento da planta. Este é um assunto importante para quem busca o melhor desenvolvimento de suas plantas, portanto recomendamos uma pesquisa e um estudo mais aprofundado sobre suas funcionalidades. Muitos não sabem ou não percebem, mas o Oxigênio (O), o Carbono (C) e o Hidrogênio (H), também são nutrientes essenciais para as plantas e que são absorvidos pela água e pelo ar. Aqui, mostraremos algumas funcionalidades apenas dos nutrientes primários, mas deixaremos uma tabela com um resumo das funcionalidades dos macro e micronutrientes.

- Nitrogênio (N): está ligado diretamente ao crescimento da planta. É um dos principais atuantes na fotossíntese, faz parte da formação da clorofila, vitaminas, carboidratos e proteínas. É responsável pela coloração verde-escura nas folhas. O principal sinal de deficiência deste nutriente é inicialmente aparecimento de folhas verde mais claro ou até amareladas principalmente nas folhas mais velhas que evoluem para as mais novas. Esta deficiência pode inibir o crescimento das raízes e da planta, causar redução na produtividade e redução no crescimento dos frutos.


- Fósforo (P): estimula a formação e crescimento de raízes na fase inicial, sendo responsável pela força inicial de arranque das plantas, pela maturidade e ajuda na formação de sementes. É um componente vital das células, tanto estrutural como funcional, desempenhando inúmeras micro funções, como armazenamento e transferência de energia e tem grande influência no processo da fotossíntese.


- Potássio (K): é um dos nutrientes mais consumidos pelas plantas, perdendo apenas para o nitrogênio. Exerce inúmeras funções, principalmente atuando direto na abertura dos estômatos, atuando também como ativador de mais de 60 enzimas e na fotossíntese regula a síntese do Rubisco (principal enzima responsável pela fixação do carbono), metabolizando carboidratos, está presente no crescimento meristemático, influi na qualidade das colheitas e até mesmo na resistência a pragas. Nas células, são responsáveis pela regulação do pH dos tecidos e pela firmeza das paredes celulares.

No cuidado com as plantas, podemos adicionar esses nutrientes utilizando fertilizantes, que são encontrados em diversas formas e variados tipos de uso, e as vezes específicos para algumas espécies. Os fertilizantes podem ser simples ou mistos; mineral, orgânico ou organo-mineral; líquido ou sólido; de uso foliar, hidroponia, fertirrigação ou previamente misturados ao solo (ou substrato).

Os fertilizantes simples são compostos que apresentam um ou mais nutrientes primários. Sendo os fertilizantes mistos o resultado da mistura de dois ou mais fertilizantes simples, conhecidas como fórmulas. Os minerais, são de origem de depósitos minerais ou produzidos pelas indústrias químicas e fornecem nutrientes de fácil assimilação, tendo uma ação rápida. Os orgânicos, são de origem animal ou vegetal, como o humus e os estercos de aves. Os organo-minerais, são uma mistura entre esses dois tipos de fertilizantes. Os fertilizantes líquidos, possuem forma líquida, podendo ser prontos para uso direto, mas a grande maioria são concentrados para diluição em água. Os sólidos, podem ser diferenciados pela sua granulometria determinada pelo tamanho e forma das partículas, podendo ser divididos em pó, farelado ou granulado. Alguns podem ser diluídos em água, ou misturados ao solo/substrato. Os foliares (para borrifar nas folhas) impulsionam e potencializam a produtividade, proporcionando uma ação rápida, com grandes benefícios na absorção dos micronutrientes.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Para este tipo de cultivo é mais recomendo a utilização de fertilizantes minerais pela rápida assimilação para as raízes.

A fertirrigação, como seu próprio nome diz, é uma irrigação fertilizada onde se prepara uma solução nutritiva para rega das plantas. Os fertilizantes misturados previamente no solo, são principalmente os sólidos, utilizados para suprirem as necessidades do cultivo utilizando apenas água como rega. Esses solos previamente fertilizados, são conhecidos como “super solos”.


No próximo post continuaremos nosso checklist, até mais!


CS Grow

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entregas

Trocas e Devoluções

Política de Privacidade

Segurança

Pagamentos

Siga-nos

  • CS Grow Cultivo Indoor - Instagram
  • CS Grow Cultivo Indoor -Pinterest
  • CS Grow Cultivo Indoor -Facebook

Sobre a CS Grow

A CS Grow é uma Importadora e Revenda especializada no mercado de Cultivo Indoor. Tem por compromisso e objetivo a satisfação plena de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, com os menores preços do mercado e excelência em atendimento, garantindo sempre o melhor custo benefício.

Mais que uma loja, CS Grow é seu Parceiro para o Cultivo Indoor.

©2018 by CS Grow. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem,

layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da CS Comércio e Importação.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.

A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.

Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

A CS Grow se reserva o direito de corrigir qualquer possível erro de digitação ou gráfico e caso haja divergências entre

os valores ofertados nos e-mails promocionais e valores do site, prevalecem as informações do site.