Buscar
  • CS Grow

Sistemas de ventilação/exaustão (parte 3)

Atualizado: Set 29




Prezados Parceiros Growers,



Neste post vamos dar ênfase à instalação do sistema de exaustão em estufas de cultivo indoor, com dicas de como melhor ajustá-lo. Se pretende cultivar em algum outro espaço, as dicas também serão úteis.    

A configuração do sistema de exaustão da estufa terá relação com a quantidade de entradas e saídas de ar e de quais equipamentos você pretende usar. Algumas estufas possuem configurações de entradas e saídas de ar diferentes umas das outras. Em alguns modelos menores podem ter apenas 1 saída de ar localizada no teto, enquanto modelos maiores apresentam 3 saídas, 1 no teto e 1 em cada lateral na parte superior (estas para instalação do sistema de exaustão de refletores dutados) da estufa.    

Sabe-se que é necessário colocar ar fresco dentro da estufa, retirar o ar viciado (ou aquecido) e eliminar esse ar retirado em outro ambiente, diferente do ambiente onde se encontra a estufa, para que esse mesmo ar viciado/aquecido não volte para dentro da estufa.


Começando pelo básico, a configuração mais simples é 1 exaustor para entrada, 1 ventilador para ajudar na circulação do ar, 1 exaustor de saída e 1 duto que conduza esse ar para outro ambiente.  Em alguns casos, onde a temperatura da estufa é de fácil controle, pode-se também deixar a entrada de ar sem exaustor, com a abertura passiva, onde o exaustor de saída sugará o ar para dentro. Entretanto, em outros casos onde a temperatura tem difícil controle, pode ser instalado um segundo exaustor de entrada para aumentar a quantidade de ar fresco no interior de estufa. Uma dica é colocar um pedaço de duto no exaustor de entrada, para evitar a entrada de luz na abertura de exaustão em período noturno.

Caso opte pelo uso de filtro de carvão ativado, ele será instalado antes da passagem do ar pelo exaustor de saída. Todo ar da estufa deve passar por ele antes de ser eliminado. Pode ser conectado diretamente no exaustor, ou através de um duto. Em casos onde a estufa possua pouco espaço de cultivo, o filtro de carvão ativado pode ser instalado no lado de fora da estufa depois da passagem do ar pelo exaustor, na extremidade final do sistema de exaustão.


Com o uso de refletores dutados (fechados e com conexão para dutos) é possível instalar no sistema exaustão da estufa ou fazer um sistema de exaustão separado (mais eficiente para o controle de temperatura). Para integrar ao sistema de exaustão da estufa, é preciso apenas instalar o refletor entre o filtro de carvão ativado e o exaustor de saída de ar. Se não for utilizar filtro de carvão, apenas colocar o refletor antes do exaustor. Mas cuidado, lâmpadas de alta pressão emitem altas temperaturas que acabam concentradas no interior do refletor. Quando for escolher um exaustor para este tipo de refletor, procure os mais resistentes à altas temperaturas, como os centrífugos inline ou mantê-los o mais distante do refletor (usando duto).

Se preferir criar um sistema de exaustão próprio para a iluminação, o que é uma boa alternativa para amenizar o calor emitido por lâmpadas de alta pressão com grande potência, deve-se conectar os dois lados do refletor com o ambiente externo da estufa através de dutos. Na extremidade de saída coloca-se um exaustor compatível com o diâmetro do duto e do refletor, sempre eliminando este ar quente em outro ambiente diferente de onde se encontra a estufa. Em casos de extremo calor, pode-se colocar 2 exaustores, 1 em cada extremidade, 1 para a entrada do ar e outro para a saída do ar aumentando o fluxo de ar no interior do refletor. Este tipo de instalação é feito em estufas que tenham as aberturas laterais na parte superior.


Para a fixação dos equipamentos, pode ser usado desde abraçadeiras de metal ou nylon até fitas adesivas aluminizadas (ajudam na reflexão da luz). Procure também utilizar equipamentos (filtros, dutos, refletores) de cores que reflitam a luz, como o prateado, para um melhor aproveitamento da iluminação.

Caso seja necessário, as estufas apresentam também 3 pequenas janelas com uma tela na parte inferior, que podem auxiliar no resfriamento da temperatura, mas que devem ser fechadas no período noturno para evitar influência de luzes externas no cultivo. O sistema de exaustão deve permanecer sempre ligado, mesmo no período noturno.

Antes de iniciar o cultivo, é aconselhado montar todo o grow e realizar um ensaio colocando um pote com água para simular a umidade que a terra e as plantas liberam. Caso alcance a temperatura e umidade desejada, é só colocar as plantas e dar início ao cultivo. Abaixo Tabela de Temperatura e Umidade para cada fase do cultivo:


Com isso finalizamos o assunto ventilação/exaustão e no próximo post continuaremos na sequência dos itens do checklist, até lá!



CS Grow

109 visualizações

©2018 by CS Grow. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem,

layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da CS Comércio e Importação.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.

A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.

Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

A CS Grow se reserva o direito de corrigir qualquer possível erro de digitação ou gráfico e caso haja divergências entre

os valores ofertados nos e-mails promocionais e valores do site, prevalecem as informações do site.

Entregas

Trocas e Devoluções

Política de Privacidade

Segurança

Pagamentos

Siga-nos

  • CS Grow Cultivo Indoor - Instagram
  • CS Grow Cultivo Indoor -Pinterest
  • CS Grow Cultivo Indoor -Facebook

Sobre a CS Grow

A CS Grow é uma Importadora e Revenda especializada no mercado de Cultivo Indoor. Tem por compromisso e objetivo a satisfação plena de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, com os menores preços do mercado e excelência em atendimento, garantindo sempre o melhor custo benefício.

Mais que uma loja, CS Grow é seu Parceiro para o Cultivo Indoor.