Buscar
  • CS Grow

Vasos e substrato (solo)

Atualizado: Set 30




Prezados Parceiros Growers,



Neste post falaremos sobre vasos, terra e outros substratos no Cultivo Indoor.

Vaso é qualquer objeto que se possa encher de terra ou outro substrato para o cultivo de plantas. Quando se pensa em vasos, imagina-se os de cerâmica e os de plástico, desde os mais simples aos mais decorados, e sempre fica a dúvida: qual é o tamanho de vaso que se deve usar? E qual é o melhor material?

Os vasos não são apenas um local que suporta a planta, mas são o ambiente onde vivem as raízes. As raízes são uma parte importante da planta que no começo muitos cultivadores não se dão conta disso. Elas precisam estar bem para que a planta cresça com saúde. Então, a resposta da pergunta se baseia nas raízes: onde se possa garantir o melhor ambiente para elas. E por estar falando de raízes, comentaremos também neste post sobre a terra e outros substratos utilizados.

As raízes para estarem bem, precisam estar sempre úmidas, mas não encharcadas. Elas precisam do ambiente com pH regulado, que se estiver fora do padrão, as raízes deixarão de absorver certos nutrientes e aparecerão as deficiências, visíveis no crescimento e desenvolvimento da planta, e principalmente na coloração das folhas e caules. As raízes também precisam de nutrientes, pois são elas que os absorvem e distribuem para o restante da planta. E para finalizar, as raízes precisam de oxigênio, por isso um solo bem aerado é garantia de um crescimento rápido.

A maioria dos substratos encontrados no mercado não suprem todos esses requisitos, tendo que ser misturados e até mesmo sendo preciso adicionar mais nutrientes durante as regas. Existem muitos tipos de substratos, que podem ser inertes (zero de nutrientes, e as vezes já com o pH regulado), ou já pré fertilizados.

Para cultivo indoor, podemos utilizar:

- Turfa, que é um material de origem vegetal, semi decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas, sendo a mais comum a de Sphagnum. Podem ser inertes ou já pré fertilizadas e preparadas para o uso. Cuidado com este último tipo, algumas podem ser ótimas para vegetação, mas não para a floração. A turfa inerte com pH já regulado, por si só não é um substrato ideal, precisa ser misturado com perlita ou vermiculita, para ficar aerado se tornando um ambiente quase perfeito para as raízes, faltando apenas a adição da dosagem certa de nutrientes que será dada durante as regas.

- Perlita, alguns dizem pedra vulcânica, outros vidro vulcânico. De aparência parece as pequenas pedras brancas de jardim, mas seu peso parece de isopor. É ótima para o cultivo, deixa o solo mais aerado, dificulta a compactação e ajuda na drenagem. Alguns cultivadores utilizam apenas perlita, principalmente para enraizamento de clones.

- Vermiculita, é um mineral com funções parecidas com a da perlita. Alguns cultivadores também gostam de utilizar apenas vermiculita.

- Fibra de Coco, como a turfa a fibra de coco por si só não é um substrato ideal. Precisa ser misturada com perlita ou vermiculita.

As misturas de turfa e perlita, ou fibra de coco e perlita, são as mais utilizadas pelos cultivadores de indoor. Com este tipo de substrato você tem mais domínio da quantidade de nutrientes e controle de pH, além de ser um solo bem aerado, com boa oxigenação.

Mas quando se está iniciando e pensando em substratos, primeiramente o que vem à mente é a terra, como 'toda' (maioria) planta é plantada. Porém o problema da terra é que já vem pré adubada e não existe domínio exato de que nutriente e qual pH, a quantidade de nutrientes, nem de quanto será preciso adicionar para ter um melhor rendimento e são fáceis de se compactar. Muitos cultivadores gostam de criar suas próprias receitas com compostagens, farinha de osso, torta de mamona, perlita e muitas coisas mais. Por isso não existe o melhor entre terra e outros substratos, existe o que você melhor se adapta ou se familiariza.

Como dito anteriormente, vaso é qualquer objeto que possa encher de terra ou outro substrato. Mas no cultivo indoor, 3 tipos são mais utilizados:

- Plástico, são os mais comuns, os mais conhecidos, mais baratos e fáceis de encontrar, entretanto não são os melhores. Um dos grandes problemas de quem cultiva nos vasos ‘tradicionais’ é o desenvolvimento da estrutura da raiz. Isso porque ficam emaranhadas e são facilmente sufocadas podendo, em casos mais graves, acabar estrangulando a parte da planta acima do solo. As raízes ficam longas e enroladas ao redor do vaso.

- Feltro (Smart Pot), é um vaso alternativo que vem sendo cada vez mais utilizado entre os cultivadores. Com os vasos de feltro o problema das raízes se emaranharem ao redor do vaso não ocorre, pois esses vasos permitem que o ar penetre em suas paredes. Quando as raízes atingem as laterais do vaso, elas são naturalmente 'podadas' pelo contato com o ar na ausência de alta umidade, sendo efetivamente queimadas, deixando de crescer naquela direção e gerando novas raízes frescas que penetram mais profundamente, aumentando a absorção de nutrientes e consequentemente tendo um aumento de produtividade.

• melhor oxigenação do solo;

• poda da raiz pelo ar;

• base larga, maior estabilidade para planta;

• dificultam regas exageradas, excesso de água pode vazar pelas paredes do vaso, tendo que fazer regas com mais frequência.

- Vaso de Ar (Air Pot), é mais um vaso alternativo, melhor que os convencionais de plástico. Também são de plástico, mas com furos por toda lateral, podando as raízes devido ao contato com o ar.

• boa oxigenação do solo;

• poda da raiz pelo ar;

• vasos altos e estreitos, pouca estabilidade para planta, podendo ser derrubada pela falta de equilíbrio;

• dificultam regas exageradas, precisará regar mais vezes. A água literalmente vaza pelos buracos.

E o tamanho? Qual usar? O tamanho ideal do vaso está diretamente ligado ao tamanho da planta. Plantas grandes precisam de vasos grandes e plantas pequenas de vasos menores. Portanto, para escolher seu vaso, deve-se pensar no tamanho final da sua planta, levando em consideração tamanho do espaço de cultivo, potência de iluminação e tempo de fase vegetativa.

Para plantas pequenas podem ser usados vasos de até 11 litros. Plantas médias podem utilizar vasos de 15 a 21 litros. Para as plantas grandes de cultivo indoor podem ser usados vasos 22 a 30 litros. No caso do cultivo outdoor, pelo espaço que se tem e pelo longo tempo de cultivo, pode ser usado vasos maiores chegando a plantas imensas.

Inicie sempre o cultivo em um vaso pequeno para economia na rega e espere até que enraíze bem e faça o transplante para um vaso maior até no máximo a metade da fase de vegetação para que possa se recuperar de algum estresse do transplante, expanda suas raízes e cresça mais.

Continuaremos nosso checklist no próximo post, até mais!

CS Grow

46 visualizações

©2018 by CS Grow. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem,

layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da CS Comércio e Importação.

É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.

A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei.

Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

A CS Grow se reserva o direito de corrigir qualquer possível erro de digitação ou gráfico e caso haja divergências entre

os valores ofertados nos e-mails promocionais e valores do site, prevalecem as informações do site.

Entregas

Trocas e Devoluções

Política de Privacidade

Segurança

Pagamentos

Siga-nos

  • CS Grow Cultivo Indoor - Instagram
  • CS Grow Cultivo Indoor -Pinterest
  • CS Grow Cultivo Indoor -Facebook

Sobre a CS Grow

A CS Grow é uma Importadora e Revenda especializada no mercado de Cultivo Indoor. Tem por compromisso e objetivo a satisfação plena de seus clientes oferecendo produtos de qualidade, com os menores preços do mercado e excelência em atendimento, garantindo sempre o melhor custo benefício.

Mais que uma loja, CS Grow é seu Parceiro para o Cultivo Indoor.